quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma visita ao Museu da Família!

Minha visita ao Museu da Família.
Recebi pela internet um desses textos que viajam o mundo. O título me chamou a atenção – Museu da Família. Resolvi abrir. Ao final, fiquei por minutos parada na frente do computador. Fui levada numa viagem pelo tempo, tempo em que não havia a menor possibilidade de ser escrito um texto como esse. Por quê? Não havia famílias no museu.
Famílias estavam nas casas chamadas de lar. Família era o pai, a mãe, os filhos, os avós, os tios, os primos, o melhor amigo e quem mais quisesse se agregar. Família era criação absoluta de Deus.
Por que não estão mais nos lares? Por que não é mais o pai, a mãe, os filhos, os avós e tantos outros? Até nem é mais uma criação de Deus dizem alguns. O que aconteceu com a família ao longo do tempo.
Onde foi parar o colo do papai e o abraço apertado da mamãe? Onde foi parar o olhar severo mas carinhoso do vovô e as doces mãos da vovó? Onde estão os tios, os primos, os amigos de infância, os íntimos da nossa casa? O que fizemos com a nossa família? Dei-me conta da gravidade dessa pergunta lendo o texto do museu.
Precisamos salvar o calor dos nossos abraços apertados e verdadeiros, a cumplicidade do olhar entre irmãos, o som gostoso das gargalhadas à mesa, as visitas surpresas cheias de alegrias, a esperança dos corações e tantas coisas boas mais.
“Como foi o fim da família”? - o texto pergunta. “Bem, é uma longa história...” - o próprio texto responde.
Sabe, é mesmo uma longa história. História de descuidos, de negligências, de ambições, de vaidades, de egoísmos, de ganâncias, de falta de amor. Foi assim que as famílias começaram a desaparecer. Foi assim que nós as deixamos desaparecer.
Será que seria possível resgatá-las? Será que daria tempo de pedir a elas para voltarem? Ou será tarde demais?
Nós as Déboras oramos por nossos filhos. Pedimos ao Senhor para que seja levantada uma Geração Compromisso. Podemos pedir também para que eles se comprometam em restaurar as famílias. O texto que li cita o Salmo 128:1-6
“Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade...”
É isso que precisamos ensinar aos nossos filhos, aos nossos jovens. Deus criou a família. Ele nos ajudará a trazê-la de volta.
Em ocasiões como essa, sempre me lembro do trecho de uma poesia do meu pai:
“Pois minha filha para os que estão nascendo
O importante não é apenas povoar a terra
“Mas enchê-la de amor, ternura e esperança”
Esta poesia ele escreveu há mais de quarenta anos atrás.
Será que ainda dá tempo de salvar a família?
Vamos agir e orar!

Nina Targino
Coordenadora Nacional do Desperta Débora

Um comentário:

  1. Realmente hoje estamos vivenciando dias difíceis com outros conceitos de família, e isto está gerando muito desconforto, trabalho em uma escola de ensino médio com adolescentes, o que percebo é a falta de valores, de temor de Deus, tudo esta muito confuso, e concordo que precisamos fazer algo por estes jovens. Peço muito a Deus que me dê respostas para ajudar estes jovens, acredito que o diálogo de forma acolhedora e não punitiva será um dos caminhos.

    Mírian

    ResponderExcluir