segunda-feira, 3 de janeiro de 2011



COORDENAÇÃO NACIONAL DO DESPERTA DÉBORA
RETROSPECTIVA - ANO 2010

Mais um ano termina. A necessidade de fazer uma retrospectiva nos ajuda a ver o quanto o Senhor foi bom e o quanto Ele é bom para com a nossa vida. Deus seja louvado por cada dia desse ano que acaba – 2010.
Foram dias em que a presença do Senhor nos fez continuar, que a força do Senhor moveu nossos pés e que o amor do Senhor encheu o nosso coração de esperança e a nossa alma de sonhos. Obrigada Senhor!
Com gratidão a Deus apresentamos como foi o ano de 2010 para o trabalho da Coordenação Nacional do Desperta Débora.
Em Janeiro, marcamos presença, ministrando duas oficinas e dirigindo o grupo da intercessão, no Treinamento de Pastores e Líderes para Juventude, evento da Mocidade para Cristo do Brasil e que acontece anualmente no acampamento da MPC/BH. Fevereiro foi um tempo em que organizamos e participamos em Brasília, no período pós carnaval, o I Encontro de Planejamento de Coordenadoras Regionais. Com o evento de celebração dos 15 anos do Desperta Débora marcado para Junho desse ano, dentro da programação do Encontro de Coordenadoras, participamos de reuniões com o Diretor Nacional da MPC e demais membros organizadores do aniversário.
A partir de Março, a necessidade de divulgar o Congresso dos 15 anos do Desperta Débora nos levou a visitar as mais diferentes cidades, nas mais diversas regiões do Brasil.
No primeiro semestre visitamos o Rio de Janeiro por duas vezes, Março e Abril, depois Recife, Salvador, Itabuna e Valença em Abril. O mês de Maio foi dedicado aos preparativos do Congresso dos 15 anos. Visita também a Natal para falar no Chá das Mulheres e na Igreja Presbiteriana Filadélfia. Participamos em Campina Grande do jantar de celebração dos 20 anos da MPC Campina com a presença da líder da MPC local, Analice Miná, do Diretor Nacional da MPC, Marcelo Gualberto, membros do conselho e mais obreiros, voluntários e amigos. Uma noite para sempre ser lembrada.
No feriado de Corpus Christi aconteceu a nossa celebração dos 15 anos. Brasília foi uma festa e nunca mais veremos outro momento como aquele. Outros virão, com certeza, com muita alegria e celebrações, mas aqueles momentos de confraternização, do Lindo Coral, das orações pelos filhos, das palestras e da concentração na Esplanada foram ímpares. Ao Senhor todo o nosso louvor! Em Junho também iniciamos os preparativos para participação no Congresso de Lausanne III na África do Sul – Capetown 2010.
Começamos o mês de Julho atendendo o convite para a cidade de Simões Filho na Bahia, Igreja Assembléia de Deus. Depois a cidade de Apodi no Rio Grande do Norte, Igreja Betel. Em Agosto participamos na cidade de Teresina das comemorações dos 20 anos da MPC/Teresina e dos 15 anos do início do Desperta Débora. No final do mês de Agosto novamente o Rio de Janeiro. Participamos de reunião com a coordenadora de São Paulo e Sul e com Tereza, assessora ministerial, em Niterói, e do Encontro de Déboras da cidade do Rio. De lá seguimos para Cachoeiro de Itapemirim, Igreja Presbiteriana, no Espírito Santo.
Em Setembro, volta ao Rio de Janeiro. Depois participamos das celebrações dos 10 anos das Déboras, Igreja Presbiteriana em Rio Doce, Olinda. Viagem também para Campina Grande e reunião com as coordenadoras para planejamento do Congresso Estadual da Paraíba em 2011.
Outubro foi a vez da África do Sul e ficamos dezesseis dias participando do Congresso de Lausanne III na Cidade do Cabo. Em relatório próprio apresentamos o que foi a maravilha desse congresso. Início de Novembro, ida para Maceió e Aracajú para eventos e reuniões. Dia 15, participação do aniversário das Déboras em Bayeux-PB. Dia 20, café da manhã com pastores em Campina Grande.
Ainda em Novembro, ida à São Paulo para participar do evento de fundação da Aliança Cristã Evangélica Brasileira na Catedral Metodista. Presença de lideranças evangélicas de vários lugares do Brasil e eleição do Conselho Geral para dirigir a Aliança por três anos. O Desperta Débora está representado no Conselho pela coordenadora nacional. Peço aqui as orações de todas para que possa representar a altura o movimento nesse conselho. Mais detalhes sobre a Aliança vocês podem encontrar no site www.aliancaevangelica.org.br Seguindo de São Paulo fomos a Pindamonhangaba com o Pr. Marcelo, com Dora coordenadora de São Paulo e Sul e com Sísera coordenadora de Pinda. Em Dezembro participamos da confraternização das coordenadoras de João Pessoa e Recife.
Além das viagens, o trabalho da coordenação nacional tem se desenvolvido pela assistência as coordenadoras e auxiliares com a nossa Reunião Mensal Virtual, acompanhamento pessoal, através da internet e por telefone a todas as Déboras que precisam de informação e ajuda, com a administração do escritório nacional, suporte nos eventos, visitas aos mais diversos grupos do Desperta Débora espalhados por todo o Brasil, e cooperação nas implantações. Estamos ainda acumulando a coordenação geral do Desperta Débora no Nordeste que se encontra dividido em três sub coordenações.
O trabalho do Desperta Débora é um trabalho de formiguinha, de uma em uma, de lugar em lugar, nos conhecendo e levando a Palavra de esperança. Queremos registrar aqui um voto de louvor pelo eficaz e compromissado trabalho de TODAS as coordenadoras e auxiliares do Desperta Débora, de regiões, estados, cidades, igrejas e grupos locais - meninas valentes. Nomear a todas seria impossível em tão pouco espaço, agradecemos de coração o esforço e ajuda de vocês. Aos coordenadores do Departamento de Cuidados Ministeriais em cada região, aos pastores e pastoras que abrem o coração para receberem o movimento nas suas igrejas e as voluntárias que colocam seus dons a disposição do ministério. Também pelo trabalho, dedicado e eficiente, da nossa secretária do escritório nacional, Márcia Araújo, da nossa assessora de comunicação Analice Miná e da nossa coordenadora do Projeto Sinfonia, Iara Farias. À nossa tesoureira nacional, Eulália Colaço, pelo empenho, paciência e doação do seu tempo e pelo desprendimento do seu esposo, o irmão Alfeu Colaço, nosso ministro dos transportes, que com zelo e cuidado nos leva a diversos lugares desse país. Que o Senhor recompense a todos abundantemente.
Em todas as regiões o Desperta Débora está em crescimento intenso e como se dizia no Congresso de Lausanne III – God is on the move – Deus está em movimento!
Os planos para 2011 já estão em andamento e sendo colocados diante do Senhor. A agenda começa a ser preenchida e com a Sua ajuda vamos cumpri-la durante todo o ano.
A todas, nossa gratidão pelo carinho recebido por onde passamos e os votos de um Feliz Natal e um Ano Novo cheio da Graça do Senhor!
Maria Luiza Targino (Nina)
Coordenadora Nacional do Desperta Débora

Nenhum comentário:

Postar um comentário