segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Congresso Lausanne III - Cidade do Cabo - África do Sul

















CONGRESSO LAUSANNE III
Cidade do Cabo – África do Sul - Outubro de 2010

Em Outubro de 2009, recebi como coordenadora nacional o convite para participar do Congresso Lausanne III na Cidade do Cabo - África do Sul. Percebi de imediato que algo Deus estava planejando ao indicar representantes de um movimento de oração de mães para se juntarem a milhares de líderes mundiais. Não é comum isso acontecer. Movimentos de oração ficam restritos aos espaços das igrejas e no máximo a círculos familiares. Este convite era assim inusitado, eu aceitei.
O Desperta Débora esteve representado no Lausanne III pela coordenadora nacional, pela coordenadora regional de São Paulo e Sul, Dora Bomílcar, e pela assessora ministerial de São Paulo e Sul, Tereza DaSilva, que também trabalhou como voluntária para o congresso, representando o Brasil dignamente junto à equipe de recepção aos congressistas. Um voto de louvor para Tereza.
A delegação brasileira, com mais de 90 pessoas, juntou-se aos mais de 4.000 líderes de centenas de países que estiveram presentes numa avaliação importantíssima para o futuro do evangelismo mundial. Líderes de diversos ministérios representando as regiões do Brasil estiveram nessa festa de confraternização dos povos.
O trabalho ali realizado durante mais de uma semana trouxe um animo novo ao nosso coração e ao de todos os que ali representavam seus países. A força da igreja perseguida, dos cristãos sofridos por causa do evangelho, fez renovar o nosso entusiasmo e nos ajudar a caminhar quantos anos mais tiverem pela frente. O desanimo de nações, que outrora foram seleiros de missionários e que hoje precisam de uma nova evangelização, colocou nossos corações em alerta máximo – pode acontecer conosco também. Vimos e ouvimos ali o que existe hoje de melhor na Proclamação da Palavra até os confins da terra. Tivemos a certeza de que o potencial do Brasil depende unicamente de nós, por que Deus já deu o sim, já deu o sinal de largada, é só tirar os pés do chão, levantar a trouxa e partir. O mundo é o nosso limite!
Meu grupo: Raymundo de Cuba, José da Guatemala, Marcos do Peru, Vania do Brasil e eu.
GOD IS ON THE MOVE! – DEUS ESTÁ EM MOVIMENTO! Nós ouvimos isso todo o tempo, o tempo todo. O sopro do Espírito Santo de Deus tem movido corações em todos os lugares da terra. As Boas Novas estão sendo espalhadas e anunciadas. Deus está em movimento!
Na tarde do Chá de Mulheres da América Latina, a participação do Brasil foi bem representativa, e o Desperta Débora estava lá. Nosso Movimento, através das representantes, deu o recado e o impacto de que existem mães se juntando, de que Deus está movendo os corações para a intercessão pelos filhos, constrangeu as mulheres presentes. Muitas, de várias nacionalidades, nos paravam nos corredores para perguntar se nós éramos do movimento das mães que oram pelos filhos. Algumas já saíram do local do chá com a ficha de compromisso preenchida. Outras, não se importaram porque não falavam português, levaram a ficha de compromisso com o folheto explicativo do Desperta Débora porque queriam se integrar ao movimento.


Tivemos mais um momento importante, as brasileiras presentes ao Lausanne III reuniram-se em almoço de confraternização e união, compartilhando seus ministérios e sobre suas regiões.
Outro tempo de grande destaque foi a integração da delegação brasileira com os representantes dos países africanos. Deus está em movimento e moveu o coração do Pr. Key Huassa da Igreja Holiness para escrever um pedido oficial de perdão aos africanos pelos quase 400 anos de escravidão que o Brasil infringiu a África, com o sequestro dos seus filhos para serem submetidos a trabalhos torturantes e vida de humilhação. O documento foi assinado por toda a delegação brasileira e entregue na tarde do Encontro das Regiões. Um grupo liderado pelo Pr. Key foi até a sala de reunião da África e expôs nosso sentimento e o nosso sincero pedido de perdão. Voltaram trazendo uma mensagem de conforto para os nossos corações com o perdão liberado para a nação brasileira. Mas, Deus está em movimento e para nossa surpresa também um grupo africano foi destacado para trazer a resposta oficial ao nosso pedido de perdão. Quatro homens e uma mulher, de diferentes países da África, vieram dizer que liberavam em nome dos africanos o perdão para nós brasileiros descendentes dos opressores.
Foi um momento de grande emoção, principalmente para nós Déboras, quando da oração de uma mãe africana, representando todos os africanos, liberando diante de Deus o perdão e nos tratando como irmãos em Cristo. Verdadeiramente, Deus está em movimento!
A delegação do Vietnam confraternizou com alguns brasileiros em jantar oferecido num restaurante da Cidade do Cabo. O desejo deles era de integração com a igreja brasileira.
Para nós do Desperta Débora, foi uma excelente oportunidade de conhecer pastoras vietnamitas e apresentar o movimento, o que causou impacto e expressivo interesse da parte delas.



Quero destacar uma presença importante no Lausanne III para o Desperta Débora. O nosso pastor e Diretor Nacional da Mocidade para Cristo do Brasil, Marcelo Gualberto.
Junto com o Pr. Marcelo, visitamos a MPC local e estivemos confraternizando com o Presidente Internacional da MPC, David Wright, o Diretor da MPC das Américas, Gordon XXXX, e alguns diretores de outras nações.
Celebramos um momento de muita alegria, especialmente ao percebermos o respeito que todos dedicam ao Desperta Débora. Foi gratificante.

Com um planejamento feito com excelência, os organizadores do Lausanne III nos deram um exemplo de como é possível reunir tantas tribos, povos e raças, num lampejo do que será o céu e o Glorioso dia em que estaremos diante do Senhor. Deus está em movimento!
Foram muitos os momentos especiais, são muitas as histórias para compartilhar, são tantos os testemunhos que nos impactaram que não podem ser contidos em espaços pequenos. Só existe um espaço suficiente para guardar boas lembranças e é lá que o Congresso Lausanne III ficará registrado, em nossos corações. O que vivemos no Lausanne III ficará para sempre na nossa memória do coração.

As fotos do Congresso Lausanne III estão aí para que todas possam ver um pouquinho do que foi a maravilha e a importância desse encontro mundial.
Deus está em movimento!


Nina Targino
Coordenadora Nacional do Desperta Débora

Um comentário:

  1. Muito bom! Que Deus continue usando as Déboras
    para o despertamento de outras nações.
    Me emocionei ao saber que os africanos liberaram seu perdão aos brasileiros.
    Que o Senhor seja louvado!

    ResponderExcluir